Skip to main content

Saiba como funciona a flexibilidade no trabalho e quais os benefícios para sua empresa

Nos últimos anos, com a entrada dos millennials no mercado de trabalho e atualmente com o impacto da pandemia de Covid-19, muitas empresas começaram a adotar uma nova prática de gestão conhecida como flexibilidade no trabalho. Neste artigo falaremos um pouco mais sobre esse assunto para esclarecer suas dúvidas. Continue a leitura!

flexibilidade no trabalho da equipe

Como funciona a flexibilidade no trabalho?

A flexibilidade no trabalho é um novo método que tem o objetivo de introduzir mais autonomia na rotina do trabalhador e da empresa, tornando a relação entre líderes e funcionários mais fluida e menos rigorosa. A palavra flexível pode ser entendida como tornar maleável tudo aquilo que era rígido. Sendo assim, a intenção dessa prática é permitir que os funcionários trabalhem dentro do próprio ritmo e ambiente, podendo alcançar maior equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.

Diretamente ligada ao ambiente de trabalho e ao clima empresarial, essa flexibilidade surgiu como alternativa ao modelo tradicional de trabalho que era predominante até pouco tempo atrás. Hoje, ela pode ser entendida como um novo modelo no qual os funcionários possuem maior liberdade dentro do seu ambiente de trabalho, como controlar sua carga horária e a rotina de suas tarefas.

Os benefícios da flexibilidade no trabalho

Com o passar dos anos, muitos estudos evidenciaram os benefícios dessa nova modalidade, com destaque para o ManpowerGroup “Work for Me”, que comprovou os benefícios que a flexibilidade traz não só para os funcionários, mas também para as empresas. No entanto, é importante ressaltar que essa prática deve sempre funcionar mutuamente. Entre os principais benefícios da flexibilidade podemos citar o uso estratégico da infraestrutura do local da empresa e também a redução de custos, uma vez que permitindo que o colaborador trabalhe em casa, os gastos com material de escritório, eletricidade, água, telefone e transporte poderão ser redirecionados e possivelmente reduzidos.

Com a flexibilidade também se reduz a necessidade de horas extras, já que as pessoas se tornam mais produtivas dentro de um ambiente confortável. Falando em produtividade, o aumento da satisfação dos funcionários é uma das maiores vantagens da flexibilidade no trabalho, já que com maior liberdade para fazer seus próprios horários, eles conseguem conciliar melhor suas obrigações profissionais com a vida pessoal. E todos já sabemos: colaboradores satisfeitos com suas funções e com sua rotina de trabalho passam a se comprometer melhor com a entrega de resultados.

Como minha empresa pode aderir à flexibilidade no trabalho?

Existem vários métodos que podem ser adotados e adaptados para proporcionar essa flexibilidade dentro da sua empresa, mas eles precisam ser implantados com muito cuidado, pois devem seguir as regras estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Após analisar a realidade da sua empresa e pensar que implementar a flexibilidade no trabalho parece uma boa ideia, é preciso entender qual a melhor forma de fazer isso. Para alguns negócios, o horário flexível é mais fácil de ser controlado. Esse geralmente é o caso de organizações com um número menor de funcionários. Quando a equipe é grande, esse controle se torna mais complexo. Por isso, é importante estabelecer normas para que os horários sejam informados, permitindo que a liderança acompanhe o cumprimento da jornada de trabalho de cada funcionário.

Uma sugestão é dividir o horário flexível em três modalidades; o fixo variável, no qual diferentes turnos de trabalho são oferecidos ao colaborador e cabe a ele escolher uma das opções; o variável, que acontece quando o funcionário é quem decide sua hora de entrar e de sair (lembrando que se empresa e funcionário optarem por essa modalidade, ele precisará cumpri-lo todos os dias); e por último, o livre, que é a modalidade na qual a empresa define uma carga horária diária ou semanal para o colaborador, e nesse caso não há horários fixos de entrada ou saída e o próprio trabalhador é quem decide seus horários, desde que cumpra o total de horas estabelecidas pela empresa.

Conclusão

Não há dúvidas de que adotar um modelo de trabalho flexível traz diversos benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários. No entanto, para colocar essa prática em uso, o primeiro passo é saber qual o modelo de flexibilidade que se encaixa melhor para o seu negócio, sendo extremamente importante definir o que será aplicado e também como será todo o processo de adaptação que sua empresa passará. Com essas questões definidas, recomendamos que você busque auxílio de um profissional de contabilidade para auxiliá-lo nessa jornada rumo à flexibilidade no trabalho, para que não existem divergências, problemas burocráticos ou judiciais advindos de inconformidade com as leis. Você pode contar com a MF Consultoria para te ajudar a estabelecer a melhor alternativa para sua empresa! Entre em contato conosco e saiba mais.

Fontes:
https://www.e-konomista.pt/flexibilidade-no-trabalho/
https://www.jornalcontabil.com.br/veja-como-funciona-a-flexibilidade-no-trabalho/
https://blog.vb.com.br/flexibilidade-no-trabalho/
https://encontreumnerd.com.br/blog/o-que-e-flexibilidade-no-trabalho
https://www.siteware.com.br/gestao-de-equipe/o-que-e-flexibilidade-trabalho/
https://blog.cestanobre.com.br/6-vantagens-da-flexibilizacao-do-trabalho-na-sua-empresa/

mfconsultoria

Fundada em 1999, a MF Consultoria atua junto a pequenas, médias, grandes empresas e multinacionais, apresentando soluções seguras e abrangentes no âmbito da Consultoria Empresarial para as áreas Administrativa, Contábil, Financeira, Recursos Humanos, Fiscal/Tributária e Outsourcing/Terceirização. Com experiência e tradição de mais de 20 anos de expertise, temos soluções adequadas para mitigar riscos, aumentar a probabilidade de sucesso e reduzir custos operacionais e financeiros. Desenvolvemos um trabalho personalizado e prático, com uma visão sistêmica e atuação ética, buscando oferecer a melhor metodologia para atender as necessidades de nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *