Skip to main content

MEI: esclareça as principais dúvidas sobre essa categoria!

Se você quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano, sabia que você pode ser um MEI (Microempreendedor Individual)? Se você está pensando em embarcar nessa empreitada, confira este artigo em que listamos as principais informações sobre a categoria e como virar MEI para você tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura!

como virar MEI

O que é MEI?

De acordo com artigo publicado no Blog SEBRAE, MEI é a sigla para Microempreendedor Individual – um empreendedor que possui um pequeno negócio e conduz sua empresa sozinho. A atividade determina que o profissional tenha um rendimento fixo anual para se manter dentro da modalidade. 

O registro de MEI foi criado pelo Governo Federal para enquadrar profissionais que exercem suas atividades profissionais de forma informal. Com a criação dessa modalidade, muitos profissionais puderam formalizar seu trabalho e ter acesso a inúmeros benefícios, como aposentadoria, licença-maternidade, financiamentos, auxílio doença, entre outros. 

Por que eu devo virar MEI?

Jhonatan Matiolli, contador e cofundador do Código Contábil, enfatiza em publicação no portal Comunidade SEBRAE que fora o ganho de benefícios disponibilizados pelo governo, como auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxílio reclusão, a contribuição do empresário que virar MEI será um valor reduzido da faixa normal de pessoas jurídicas, além de:

• O MEI poderá realizar contratações de funcionários com os devidos encargos reduzidos.

• Redução das burocracias.

• O MEI não faz pagamentos de taxas referentes à abertura e obtenção do CNPJ e alvará.

• As linhas de crédito têm faixas especiais para MEIs fornecidas pela caixa econômica federal.

• É possível realizar a abertura de contas correntes de pessoas jurídicas em todos os bancos, com todos os benefícios sujeitos à aprovação, como empréstimos, financiamentos, dentre outros serviços bancários.

Por fim, além de tudo isso, o MEI poderá emitir sua nota fiscal, podendo atender um maior número de clientes de maneira totalmente legal e formalizada. Ou seja, o empreendedor só tem a ganhar!

Como ser um MEI?

Primeiramente, é preciso se enquadrar nas seguintes condições para virar MEI:

  • Trabalhar por conta própria com faturamento até R$ 81 mil por ano.
  • Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa.
  • Pode contratar no máximo um empregado.
  • Exercer uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018, o qual relaciona todas as atividades permitidas ao MEI.

Se você corresponde a estes requisitos, basta clicar neste link e seguir as instruções para se tornar um profissional formalizado como MEI!

 A MF pode te ajudar nessa jornada!

Se você deseja dar andamento ao seu sonho de empreender e virar MEI, nada melhor do que contar com a parceria de uma empresa especializada em contabilidade para te auxiliar no caminho mais seguro, como a MF Consultoria! Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas, nós estamos inteiramente à sua disposição para ajudá-lo no que for preciso.


mfconsultoria

Fundada em 1999, a MF Consultoria atua junto a pequenas, médias, grandes empresas e multinacionais, apresentando soluções seguras e abrangentes no âmbito da Consultoria Empresarial para as áreas Administrativa, Contábil, Financeira, Recursos Humanos, Fiscal/Tributária e Outsourcing/Terceirização. Com experiência e tradição de mais de 20 anos de expertise, temos soluções adequadas para mitigar riscos, aumentar a probabilidade de sucesso e reduzir custos operacionais e financeiros. Desenvolvemos um trabalho personalizado e prático, com uma visão sistêmica e atuação ética, buscando oferecer a melhor metodologia para atender as necessidades de nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *