Skip to main content

Consultoria Contábil ensina como se proteger da crise

Erro no banco de dados do WordPress: [Illegal mix of collations for operation ' IN ']

Consultoria Contábil

A economia brasileira atravessa um momento crítico. As empresas, independentemente do tamanho ou segmento, vêm sentindo o efeito da crise. Por isso, muitas organizações recorrem às consultorias contábeis. Afinal, o atual cenário exige planejamento e cautela.

Para enfrentar este tipo de desafio e proteger o patrimônio de sua empresa, é fundamental se apoiar em uma boa gestão financeira. Neste caso, boa gestão financeira é sinônimo de preparo e planejamento.

O planejamento é essencial para garantir o crescimento de qualquer empreendimento. Projetar os seus passos na área administrativa e financeira pode significar uma considerável redução de custos, criação de procedimentos inteligentes e a diminuição das chances de erro e de retrabalho. Por isso, investir em uma boa assessoria contábil é fundamental, principalmente durante o período de crise.

     

Como elaborar um planejamento estratégico para a sua empresa?

Para desenvolver um planejamento empresarial eficiente, o empreendedor deve estabelecer metas junto com a equipe operacional e ordená-las por prioridade e viabilidade. Deve-se executar um primeiro esboço daquilo que se deseja realizar e encontrar um diferencial para a empresa.

Em seguida, é necessário investir nas melhores maneiras de alcançar esse objetivo, seja capacitando funcionários e estabelecendo metas para cada um deles ou indo em busca de novos clientes.

Criar listas de tarefas e cronograma diários, aproveitando as inúmeras ferramentas e aplicativos disponíveis na internet, pode garantir mais organização e agilidade. Para colaborar com o planejamento da sua empresa de forma profissional, procure investir também em empresas que primem pela qualidade e que sejam respeitadas no mercado.

O planejamento orçamentário também é importante para fornecer indicadores e relatórios que mostrem qual o melhor rumo a ser tomado. Estes dados devem servir como parâmetro de gastos para o gestor, que deve distinguir as despesas necessárias das supérfluas.

Para elaborar um plano de ação orçamentária é preciso ter uma boa noção de aspectos externos à empresa, como inflação, taxa de juros, legislação e informações do mercado em geral. Avaliar aspectos internos, como capital de giro, níveis de estoque, qualidade do produto, canais de distribuição e materiais, também faz parte do processo.

O ambiente em que a companhia se encontra, também  precisa ser levado em consideração. Para isso é necessário avaliar se há vantagens tributárias proporcionadas pela localidade da empresa, a facilidade de entrada de novos concorrentes ou produtos similares no mercado e a disponibilidade de mão de obra qualificada para o ramo de atividade exercida.

Consultoria Contábil

Como melhorar os resultados da sua empresa?

Para potencializar resultados, o empresário precisa estar sempre bem informado e ser capaz de reconhecer e antecipar possíveis problemas. Essa postura é muito significativa para evitar grandes impactos e permite administrar ameaças internas e externas.

Uma ameaça interna, como funcionários insatisfeitos e falta de manutenção dos equipamentos, por exemplo, poderiam agravar ainda mais as consequências num momento de crise e gerar a interrupção das atividades. Ameaças externas, como o avanço da concorrência, também devem estar sempre no radar para compreender cada diferença e verificar se as outras empresas estão passando à frente.

Os impostos também devem ser reavaliados para evitar custos maiores do que os necessários com as obrigações jurídicas.  Para isso, ter uma assessoria contábil também é bastante recomendável.

Consultoria Contábil

Ainda pensando na melhoria dos resultados, o empreendedor precisa dar preferência às atividades que auxiliem no alcance dos objetivos preestabelecidos na fase de planejamento. Além da experiência prática que a rotina do negócio pode proporcionar, o empresário deve sempre buscar alternativas, como cursos, palestras, e-books e blogs que ajudem a lapidar a visão administrativa e o torne capaz de avaliar boas oportunidades de negócio, estratégias e as melhores maneiras de aplicar recursos financeiros.

Fale conosco

Related Post

mfconsultoria

Fundada em 1999, a MF Consultoria atua junto a pequenas, médias, grandes empresas e multinacionais, apresentando soluções seguras e abrangentes no âmbito da Consultoria Empresarial para as áreas Administrativa, Contábil, Financeira, Recursos Humanos, Fiscal/Tributária e Outsourcing/Terceirização. Com experiência e tradição de mais de 20 anos de expertise, temos soluções adequadas para mitigar riscos, aumentar a probabilidade de sucesso e reduzir custos operacionais e financeiros. Desenvolvemos um trabalho personalizado e prático, com uma visão sistêmica e atuação ética, buscando oferecer a melhor metodologia para atender as necessidades de nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *