Skip to main content
planilha de contabilidade com calculadora e lupa

O papel da contabilidade na captação de recursos para empresas.

Diretamente ligada à solidez e sucesso de todo negócio, a Contabilidade também se apresenta com um fator importante na captação de recursos para fortalecer a estrutura das empresas que necessitam de investimentos para continuar crescendo. Neste artigo nós discorremos sobre a importância da Contabilidade na captação de recursos para empresas e mostramos como ela ajuda a planejar os negócios. Confira!

planilha de contabilidade com calculadora e lupa

O que é e quais são as modalidades de captação de recursos?

Independentemente do segmento de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, ela precisa de recursos financeiros para atingir seus objetivos, se manter, investir em melhorias e expansões, se destacar no mercado, entre outras necessidades e aspirações inerentes ao negócio. Sendo assim, a captação de recursos pode ser resumida como um levantamento de dinheiro para que uma empresa consiga realizar projetos considerados importantes para sua atuação. Existem muitas formas de captação de recursos para empresas, sendo as principais:

Investimento anjo: como o próprio nome sugere, o investimento anjo é aquele fornecido por uma pessoa física ou um fundo de investimento que capitaliza empresas com alto potencial de retorno para aplicar recursos financeiros ou contribuir com a oferta de conhecimento e expertise de uma rede de contatos para alavancar o negócio.

Sócio investidor: é basicamente a venda de parte do negócio pelo empreendedor a outra pessoa ou organização, em troca de recursos financeiros para injetar na empresa. A modalidade consiste em passar parte da empresa para um sócio em troca de uma quantia predeterminada em acordo. Depois, quando houver retorno desse investimento, todo lucro deve ser dividido entre os donos.

Empréstimos: essa modalidade requer minuciosa avaliação do cenário do negócio como um todo, analisando a quantia exata necessária para fazer o que a empresa precisa, o valor mensal que o caixa poderá pagar por esse empréstimo e o prazo viável para quitar a dívida. É muito importante que ao optar por essa modalidade se leve em consideração as reais possibilidades da empresa em arcar com o pagamento do empréstimo.

Aporte governamental: a captação de recursos públicos também é uma alternativa procurada por empresários através do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que disponibiliza anualmente uma quantia de cerca de R$ 200 bilhões para financiamento de projetos.

Venture Capital (Capital de Risco): essa é uma solução que se encaixa principalmente no perfil de pequenas e médias empresas, que consiste no auxílio de investidores acostumados a lidar com cenários de risco, mas que já possuam um faturamento considerado expressivo e estejam em fase de expansão das operações.

Como saber se minha empresa precisa de captação de recursos e definir a melhor solução?

Para identificar e definir as necessidades e qual fonte de captação de recursos para empresas escolher, é essencial conhecer sua empresa a fundo, considerando cada aspecto do negócio e avaliar quais são as prioridades em curto, médio e longo prazo. Conduza sua avaliação e diagnóstico conforme as respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual o perfil da sua empresa? Você precisa de recursos para concluir o desenvolvimento da tecnologia, para industrializá-la ou para comercialização?
  • Você precisa de financiamento para a empresa como um todo ou para um projeto específico?
  • Quais itens precisarão de verba e financiamento?
  • Qual o montante necessário?
  • Qual é a atual condição financeira do seu negócio? Você consegue pagar uma contrapartida ou assumir a garantia de um financiamento?
  • É possível assumir um financiamento de longo prazo ou seria melhor dividir a participação com um investidor?

Definir esses critérios é muito importante para chegar a uma conclusão racional, que demonstre suas necessidades reais para escolher a solução de captação de recursos mais assertiva para sua empresa.

A importância da contabilidade na captação de recursos para empresas

Para captar recursos, é essencial que a empresa conte com uma contabilidade eficiente e bem-estruturada para demonstrar a solidez do negócio, da forma mais profissional possível, e garantir o fornecimento das informações que passarão a segurança que o investidor precisa para investir na sua empresa.

A contabilidade aumenta o nível de governança financeira de um negócio, já que é responsável por registrar todas as movimentações de maneira adequada e apresentar dados incontestáveis, fato que aumenta a transparência de todo o processo e assegura uma administração de recursos assertiva, que passa a credibilidade e confiança que os investidores desejam constatar antes de aplicar dinheiro em um negócio.

Além de ajudar o planejamento e a gestão dos recursos, a contabilidade também é responsável por apresentar os resultados do passado e do presente para realizar as projeções do negócio, demonstrando os cenários para os investidores considerarem as perspectivas.

Conclusão

Resumidamente, a contabilidade é o fator principal para ajudar a convencer os investidores a oferecerem os recursos desejados pela empresa e, após a captação desses recursos, é ela quem viabilizará um planejamento eficaz e certeiro, além de uma gestão eficiente para que o investimento seja aplicado com sabedoria para gerar a rentabilidade desejada.

A MF Consultoria Contábil pode te ajudar a identificar as necessidades do seu negócio para encontrar a solução ideal em captação de recursos para empresas. Fale conosco e tire suas dúvidas! Estamos sempre à disposição para atendê-lo.

Fontes:
Artigo Como conseguir uma captação de recursos de longo prazo ideal? (Jornal Contábil)
Artigo Pincipais formas de captação de recursos (INEPAD)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *